QUESTÕES IMPORTANTES SOBRE OS NOVOS BENEFÍCIOS (26/08/2009)

Rio, 26.08 2009.

QUESTÕES IMPORTANTES SOBRE OS NOVOS BENEFÍCIOS

Passada a fase inicial dos novos benefícios para empregados de cursos livres, diversas empresas tem nos procurado ainda com algumas dúvidas, assim, para o melhor esclarecimento de todos, segue aqui algumas das perguntas mais freqüentes:

1)Quais são os novos benefícios e a quem se aplicam?

São: A Assistência Funeral que se aplica a todos os empregados e o Plano Odontológico que se aplica somente aos empregados administrativos.

2) Quanto custa, o que o Sindelivre/Rio conseguiu e a quem é devido o pagamento?

Assistência Funeral R$ 1,20 (para todos os empregados) e Plano Odontológico R$ 8,80 (por empregado administrativo), sendo o pagamento custeado pela empresa.

3) Caso a empresa não atenda esta determinação quais são as punições?

Multa em caso de fiscalização do Ministério do Trabalho, exigência do sindicato no ato da homologação ou Conciliação e cobrança cumulativa com danos morais pelo empregado.

4) Por que o Sindelivre/Rio permitiu a inserção de tais cláusulas?

Porque o Senalba/RJ queria um reajuste geral de 8% e piso de R$ 504,00 e incluir tais benefícios possibilitou ao Sindelivre/Rio negociar com o Senalba/RJ o reajuste de 5,85% e piso de 471,00.

5) Os cursos são obrigados a contratar os serviços da corretora indicada pelo Sindelivre/Rio?

Não.O Sindelivre/Rio apenas negociou coletivamente com Capemisa e Odontoempresa para baixar os preços.

6) Quem já tem outros benefícios também tem direito?

Sim, as cláusulas 6ª e 7ª da Convenção Coletiva que determinam estes direitos não permitem compensações.

7) Se o empregado desejar estender tais benefícios aos seus dependentes e agregados?

É possível, podendo a empresa, se desejar, descontar em seu salário mensal.

8) Os instrutores não têm direito ao Odontológico, e se eles quiserem aderir ao plano sendo descontados?

É possível, podendo a empresa se desejar descontar em seu salário, assim como prestadores de serviços e sócios.

9) Quais empresas estão obrigadas a conceder os benefícios?

Todos os Cursos Livres situados no estado do Rio de Janeiro.

Outras dúvidas poderão ser tiradas pelo www.sindelivrerio.org.br ou pelos tels do rodapé.

Gerôncio Alves de Oliveira